Festival englobará diversos segmentos artísticos

Parceria com o Grupo Auê promete novidades para a oitava edição

O Festival Rock Feminino que acontece em março vem com novidades em sua oitava edição. Além dos shows com bandas de todo o Brasil ainda terá mostras de cinema, teatro, exposições de artes plásticas e palestras de capacitação.

A organização do evento em parceria com o Grupo Auê vem preparando atrações para todo o mês de março, tendo início no dia 7, com a abertura da exposição “Olhar Feminino”, com obras de artistas do mundo todo, sob curadoria do artista multimídia José Roberto Sechi.

Segundo Favari Filho, presidente do Grupo Auê, a escolha de Sechi para a curadoria aconteceu de forma natural depois de algumas conversas com a organização do Festival que buscava alguém que representasse o que há de moderno nas artes plásticas. “Sechi é um gênio conhecedor do que vem sendo produzido atualmente, além de ter contatos no mundo todo. Isso só faz com que a exposição ganhe e marque o seu teor contemporâneo”, explica.

Na ocasião também será lançada a Antologia Rock Feminino, CD com cerca de 300 mp3 de bandas que já se inscreveram no festival, além de show acústico com a banda paulista de música celta, Merrow.

Vivian Guilherme, idealizadora e organizadora do Festival, esclarece que o CD com as músicas inscritas no festival ao longo dos oito anos terá um valor simbólico se comparado a grandiosidade do conteúdo. “São oito anos de inscrições, bandas fantásticas estão inclusas no CD. Eu fico muito feliz por ter conseguido juntar tanta banda boa em uma antologia”, enfatiza.

Nos dias 11, 12 e 13 de março, na sala de cinema do Centro Cultural, tem início a mostra “Rock na Telona”, com curadoria do jornalista e pesquisador audiovisual, Lourenço Favari em que serão exibidos filmes que abordam a temática Rock ‘n roll. Também no dia 13 acontece a mostra de teatro “Mulheres em Cena”, sob curadoria da atriz Michelle Dayane, apresentando uma peça que aborda a participação da mulher no mundo contemporâneo, com as atrizes Thábata Carvalho e Natalia Codo.

A programação segue no dia 14 com a banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários, tocando clássicos do Rock, no teatro do Centro Cultural e nos dias 18 e 19, com palestras na sala de cinema e Festa Rock Feminino em bares da região.

Vivian acredita que um evento, com essa proporção, tem tudo para ser um sucesso e tende a agradar todos os gostos, uma vez que estão juntas várias formas de arte. “A idéia de abranger o Festival para outros segmentos é uma tendência que já está vindo de outros festivais independentes de grande porte, como o Festival Calango de Artes Integradas em Cuiabá e o Goiânia Noise. A parceria com o Auê possibilitou esse crescimento com qualidade”, esclarece.

Dia 20, a partir do meio dia, tem início o VIII Festival Rock Feminino na antiga Estação Ferroviária, com apresentação de 13 bandas em dois palcos com mais de uma tonelada de som. A exposição “Mulheres do Rock”, da artista plástica Marcela França também fará parte da programação e ficará exposta em espaço reservado para visitação do público no hall da Estação. Além de um Campeonato de Guitar Hero, prato cheio para os fanáticos por vídeo game. No domingo, 21, acontece o encerramento em Cordeirópolis com apresentação de seis bandas.

Para Favari, é muito importante que haja esse diálogo entre as artes, uma vez que todas são formas de expressão. “Eu me senti tentado a co-produzir esse evento. É algo que nunca fiz e sempre tive vontade. Tenho minhas raízes no Rock, assim como todo mundo que já foi jovem. Acredito que a arte, seja ela qual for, tem o poder de salvar uma vida. A arte transforma sem pedir nada em troca. A proposta do Grupo Auê é, e sempre será a mistura, como todos sabem, e isso nos juntou nesse projeto”, conclui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s