Palestras enfocam capacitação musical

Nesta sexta-feira (19), programação do Rock Feminino segue com palestras de produção e comunicação voltadas para a música.

A banda Unidade Imaginária se apresenta nesta sexta em Santa Gertrudes

Quinta (18) e sexta-feira (19) acontecem palestras com especialistas na área musical na sala de cinema do Centro Cultural. O evento faz parte da programação do VIII Festival Rock Feminino que terá seu dia principal neste sábado, a partir do meio dia na Antiga Estação Ferroviária de Rio Claro.

Na quinta-feira (18), o debate fica aberto a produtores e aspirantes ao meio musical, que queiram conhecer e trocar tecnologias acerca do mercado independente. O intuito é impulsionar a produção de eventos e festivais em Rio Claro e região.

Já na sexta (19), a partir das 18 horas o palestrante Carlos Rogério Duarte Barreiros fala da “Canção Popular, Rock Nacional e Formação de Público”. Na primeira parte, Carlos falará um pouco sobre a história da canção popular brasileira e seu público, o mercado fonográfico e raízes da canção brasileira, a era do rádio, a potência vocal e o samba-canção, a formação da “elite popular”, público universitário e Bossa – Nova, a influência da TV, canção de protesto e Tropicalismo, a ressaca estética do mercado fonográfico brasileiro na década de 70, o rock nacional da década de 80 e o relacionamento da internet e comunidades de relacionamento na década de 90 e século XXI.

Às 19 horas Tiago Barizon irá palestrar sobre a “Comunicação, Produção e Divulgação Musical”. Na parte de comunicação ajudará a entender os processos de comunicação e o seu público, identidade visual, metodologia, divulgação, informação, troca, sensibilização, ferramentas de comunicação e as redes sociais. Sobre divulgação, discorrerá sobre os novos formadores de opinião, nichos de mercado, assessoria de imprensa e assessoria de comunicação, sites especializados, ações de guerrilha e ações virais.

Na sequência, às 20 horas, a palestra é sobre o “Cenário Musical Independente e a Cadeia Produtiva”. Nessa parte Tiago falará da história da indústria fonográfica e atual formação do mercado, da cena musical independente versus mercado musical independente, além de traçar um plano de carreira e visão estratégica.

Barizon acredita que é possível tirar o estigma de que o independente é amador ou com poucos recursos. “Quando falamos da movimentação cultural normalmente separamos o que é independente do que é mainstream. Essa divisão não é muito clara e é motivo de debates constantes. O que sabemos é que para quem enxerga isso de fora normalmente o termo independente virou sinônimo de amadorismo ou algo feito com poucos recursos. Uma das formas de mudarmos esse estigma é fazendo com que aqueles que se envolvem na cadeia produtiva da música conheçam essa área em que estão, saibam quem são os principais atores e tenham em mente até onde vão suas responsabilidades e o quanto podem cobrar”, enfatiza o produtor.

Tiago Barizon é criador da Identidade Musical e da Baritone Records, está no meio musical desde 1990, quando começou a tocar em bandas de São Paulo. Formado em Administração e Marketing, trabalhou em agências de comunicação atendendo clientes como Unilever, Telefônica, Galileo, Microsoft e outros. Atende bandas do Brasil todo além de casas de shows e outros selos.

Carlos Rogério Duarte Barreiros é diretor de conteúdo da Identidade Musical, professor e pesquisador na área de literatura e de canção. Em 2007, concluiu dissertação de mestrado a respeito das relações entre o rock nacional e a literatura brasileira. Foi colunista do site Showlivre.

A programação continua noite adentro com a Festa Rock Feminino, em Santa Gertrudes, no Reppertótio Bar, a partir das 22 horas com as bandas Vulca, de Rio Claro e Unidade Imaginária, do Rio de Janeiro, a entrada é R$7.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s