Uma trilha sonora vale muito mais

Girls_In_the_headphones_on_the_grass_025125_-300x188

Poucas pessoas dão o devido valor a uma boa trilha sonora. E quando falo em trilha sonora não estou me restringindo à compilação de canções ou melodias que compõem o pano de fundo de um filme ou peça teatral. A trilha sonora pode ser bem mais ampla do que um dos elementos do audiovisual e também muito mais importante do que você pode imaginar.

E certamente você irá concordar comigo se tiver de passar um dia inteiro trabalhando ao som de um ar-condicionado bastante barulhento. Ou, talvez, se tiver que tentar dormir enquanto um vizinho resolve brincar de karaokê às três da manhã de uma segunda-feira. Realmente, a trilha sonora tem o poder de mexer com qualquer enredo.

Tem gente que me acha meio doida por escolher fazer compras em um supermercado só por causa das músicas que tocam no ambiente ou então evitar este ou aquele restaurante, esta ou aquela loja por causa da rádio que fica ligada no sistema de som do estabelecimento. Pois é. Mas eu acredito que é humanamente impossível jantar/almoçar ao som de um funk ou de um sertanejo universitário. Da mesma forma, é muito difícil fazer compras com um som terrivelmente insuportável.

A música tem o poder de mexer com o seu estado psíquico e isso não sou eu quem está falando. Há teses comprovadas que provam como o cérebro funciona se estivermos expostos a certos tipos de som. Músicas e sons agradáveis nos confortam, fazem com que desejemos ficar mais tempo ali, tornam o ambiente simpático e compõem a trilha sonora perfeita para a cena deste filme cotidiano chamado: sua vida!

É absolutamente impossível se manter concentrado, feliz e relaxado ouvindo uma música desagradável, não precisa ser somente música, neste caso vale também o barulho. Em algumas lojas faço questão de perguntar à atendente: ‘como você consegue trabalhar aqui com esse barulho?’. A resposta é: ‘tem hora que a gente para de escutar e nem percebe’. Realmente, a gente só percebe que algo incomoda quando a fonte da perturbação deixa de existir. Qual vai ser a trilha sonora do seu dia hoje?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s